Denúncia sobre invasão de privacidade do Apple AirTag viraliza no TikTok
A postagem que já acumula mais de 1,1 milhão de visualizações, virou manchete do jornal New York Times

Foto: Reprodução
Um vídeo sobre uma suposta invasão de privacidade no Apple AirTag, o rastreador digital lançado em 2021, viralizou no TikTok. A postagem que já acumula mais de 1,1 milhão de visualizações, virou manchete do jornal New York Times.
Erica Torres, responsável pela postagem, mostrou em sua publicação que, um iPhone identificando a presença do novo dispositivo nas redondezas, supostamente monitorava sua rota. Após o vídeo se tornar viral, outros usuários também relataram situações parecidas.
O New York Times narrou outras ocorrências e destacou que, em muitos casos, a polícia não estava preparada. Os agentes de segurança no exterior solicitavam que às vítimas retornassem caso houvesse uma perseguição.
Erica informou que, ao chegar à delegacia, ela não conseguiu demonstrar que um AirTag estaria próximo de seu smartphone. Em outras situações, consumidores chegaram a contatar a fabricante, que tentou interromper a conexão entre o iPhone e o rastreador.
De acordo com um porta-voz da Apple, Alex Kirschner, a empresa busca levar os consumidores a sério e é “comprometida com a privacidade e segurança do AirTag”.
Em 2021, uma atualização lançada permitiu que os pequenos dispositivos emitissem um sinal sonoro quando ficassem mais de um dia longe do iPhone original. A ação ajudaria a identificar um rastreador que tenha sido colocado de forma mal intencionada no carro ou na bolsa de alguém.