Deputada americana busca apoio para vetar ajuda militar ao Brasil

Parlamentar diz que Bolsonaro não deixa claro a separação entre civis e militares no governo

[Deputada americana busca apoio para vetar ajuda militar ao Brasil]

FOTO: Reprodução/Internet

Uma deputada estadunidense busca apoio dentro da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos para esvaziar a designação dada pelo governo Trump ao Brasil de aliado preferencial fora da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). A democrata Deb Haaland planeja propor nas próximas semanas uma emenda à lei de orçamento de defesa americana para bloquear eventuais recursos de defesa que possam estar envolvidos na parceria com o governo Bolsonaro.

No esboço do documento, a parlamentar afirma que o presidente Jair Bolsonaro está deixando "embaçada" a linha de separação entre a parte civil de seu governo e os militares, o que colocaria o Brasil "de volta para a direção de uma ordem militar". O status de aliado preferencial extra-Otan tornaria o acesso do Brasil a armamento americano e outras vantagens, mais fácil.

Haaland é a primeira indígena americana a se eleger para o Congresso dos EUA e tem sido uma das vozes críticas ao governo Bolsonaro no Capitólio. No ano passado, ela chegou a pedir no plenário apoio para uma emenda semelhante, com a justificativa de que havia sinais claros de que o governo brasileiro não estava comprometido com os direitos dos indígenas. A emenda, no entanto, não foi apresentada formalmente. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!