• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Deputado da Bahia pede detalhamento de gastos de Bolsonaro em viagem aos Estados Unidos

Deputado da Bahia pede detalhamento de gastos de Bolsonaro em viagem aos Estados Unidos

Para o deputado Joseildo Ramos (PT-BA), a ausência do presidente no Brasil mostraria um "desapreço" pelo movimento da comunidade universitária pública brasileira

Por Juliana Dias
Ás

Deputado da Bahia pede detalhamento de gastos de Bolsonaro em viagem aos Estados Unidos

Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República

O presidente Jair Bolsonaro retornou nesta sexta (17) da viagem que fez a Dallas, nos Estados Unidos, para receber uma homenagem da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, de personalidade do ano da World Affairs Council. A entrega estava prevista para acontecer inicialmente em Nova Iorque, porém um atrito entre o prefeito da cidade, Bill de Blasio, e Bolsonaro, impossibilitou a solenidade, que seria no Museu de História Natural.

Esta é a segunda viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos desde que assumiu o mandato e gerou mal estar na oposição. Uma das críticas é por conta da viagem ter sido feita em um momento de manifestações de professores e estudantes em todo o país. Para o deputado Joseildo Ramos (PT-BA), a ausência do presidente no Brasil mostraria um "desapreço" pelo movimento da comunidade universitária pública brasileira.

"Essa ausência de interlocução [com os brasileiros], a ausência de uma base [no Congresso Nacional], e o tsunami envolvendo principalmente o filho dele, Flávio Bolsonaro, pode desencadear em situações imprevisíveis", reclamou o petista. 

Em relação à viagem, o deputado pediu com base na Lei Geral de Acesso a Informações Públicas (Lei nº 12.527/2011) o detalhamento dos gastos (diárias do presidente e acompanhantes, valores referentes a combustível, hospedagem, segurança, logística) e ainda a motivação da viagem.

"Foi tratado como um prêmio entre nações mas, na realidade, é um ato formal de relacionamento. Considerando esta quadra da macroeconomia que nós estamos atravessando, é preciso que o presidente da República e sua comitiva digam quanto foi que isso custou ao tesouro nacional e quais os resultados que isso trouxe", falou ao Farol o deputado que adiantou que assim que tiver acesso, tornará pública as informações.

O documento foi encaminhado ao Ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo e ao ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.