Deputado Pastor Isidorio apresenta PEC para reduzir número de parlamentares no Congresso
Texto prevê diminuição da Câmara para 313 deputados e do Senado para 27 senadores

Foto: Reprodução/Câmara dos deputados
O deputado federal Pastor Sargento Isidório (AVANTE) protocolou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe diminuir o número de parlamentares. A iniciativa está em fase de coleta de assinaturas em Brasília.
"A proposta é promover significativa economia ao erário, estimada em cerca de R$ 2,3 bilhões por ano, com a redução da composição da Câmara dos Deputados para 313 membros e do Senado Federal para 27 Senadores — um por unidade federativa. Medida que segue parâmetros comparativos internacionais", disse.
Isidório citou como referência os Estados Unidos, onde 435 deputados representam uma população superior a 340 milhões de habitantes. No Brasil, 513 deputados representam cerca de 212 milhões de pessoas, segundo dados do IBGE. A redução, na visão do deputado, busca equilíbrio entre representatividade e eficiência.
O parlamentar destacou que a diminuição do número de legisladores pode permitir a ampliação de programas sociais, creches e ações de cidadania, além de aumentar a presença do Estado na vida da população.