Desastres hídricos dominam lista dos 10 mais destrutivos dos últimos 50 anos, diz relatório da OMM
Atlas de Mortalidade e Perdas Econômicas por Tempo, Clima e Extremos da Água conclui que as secas lideram a lista com 650 mil mortes em todo o mundo

Foto: Reprodução
De acordo com um novo relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), os perigos relacionados à água estão no topo da lista de desastres naturais com as maiores perdas humanas nos últimos 50 anos. O Atlas de Mortalidade e Perdas Econômicas por Tempo, Clima e Extremos da Água, que será publicado em setembro, conclui que dos 10 desastres que causaram o maior número de mortes humanas nas últimas cinco décadas, as secas lideram a lista com 650 mil mortes em todo o mundo.
As tempestades causaram mais de 577 mil mortes, as inundações, mais de 58 mil mortes e as temperaturas extremas são responsáveis por mais de 55 mil óbitos,
O relatório também divulgou momentos em que as temperaturas em partes da América do Norte aumentam e inundações sem precedentes no centro-norte da Europa e continuam a dominar as manchetes.
Segundo o serviço meteorológico nacional alemão, o volume de chuvas de até dois meses caíram em apenas 2 dias, nos dias 14 e 15 de julho, afetando partes da Alemanha, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Suíça e Áustria.
O relatório também mostra dados de que dos 10 principais eventos examinados entre 1970 e 2019, as tempestades foram responsáveis por aproximadamente 521 bilhões de dólares em perdas econômicas, enquanto as inundações foram responsáveis por cerca de 115 bilhões de dólares.


