Desde 2018 sem patrocínio, Marta usa chuteiras pretas com um símbolo da igualdade nas Olimpíadas de Tóquio
A jogadora faz um protesto silencioso em prol de iguais condições salariais entre homens e mulheres no futebol

Foto: Foto/reprodução
A melhor jogadora do futebol feminino brasileiro, a "Rainha" Marta, usou nas Olimpíadas de Tóquio, um par de chuteiras pretas com um símbolo da igualdade em rosa e azul na lateral, como fez na Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2019.
Na estreia do Brasil contra a China, a Camisa 10 fez dois dos cinco gols brasileiros, na quarta-feira (21). No último sábado (24), houve empate em 3 a 3 contra a Holanda, e a jogadora marcou mais uma vez.
A maior artilheira em Copas entre homens e mulheres, 17 gols no total, não possuí patrocínio de nenhuma marca esportiva desde 2018. Ela começou um protesto silencioso no ano seguinte, em prol de iguais condições salariais entre homens e mulheres no futebol junto a iniciativa global "Go Equal", na qual defende a igualdade de gênero no esporte.
Marta já recusou propostas por entender que os valores ofertados não estavam à altura do uma pessoa considerada seis vezes a melhor jogadora do mundo, representa para o futebol.
"Estou usando a mesma chuteira. Com o mesmo símbolo, o 'Go Equal'. E continua sendo uma opção minha. Não é só pelo dinheiro em si. É toda uma história. Mas muitas vezes, os contratantes da patrocinadora não enxergam por esse lado. É um conjunto de coisas para a minha decisão. E posso ver que, por outro lado, isso ajudou outras atletas", disse Marta ao ge.


