Desempenho do varejo nacional estima queda de 2,22% no 1º trimestre de 2022

Queda deve ser sustentada, principalmente, pela categoria de materiais de construção

[Desempenho do varejo nacional estima queda de 2,22% no 1º trimestre de 2022]

FOTO: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Consumo (Ibevar) apontou que o desempenho do varejo nacional deve ser negativo no primeiro trimestre deste ano. A estimativa é comparada ao mesmo período do ano anterior. Os dados indicam queda de 2,22% para os três primeiros meses do ano.

De acordo com a pesquisa essa queda deve ser sustentada pelas categorias de materiais de construção (-5,05%); móveis e eletrodomésticos (-3,73%); escritório, informática e comunicação (-3,61%); combustíveis e lubrificantes (-2,56%); livros, jornais, revistas e papelaria (-0,88%) e hipermercados e supermercados (-0,58%).

Segundo o presidente da entidade, Claudio Felisoni de Angelo, o resultado é um alerta para a economia brasileira. “No ano passado, a inflação alcançou a casa dos dois dígitos, o que influenciou negativamente o crescimento sustentável do consumo. Além disso, com o movimento ascendente das taxas de juros do país, em conjunto com a recuperação limitada do emprego, o varejo brasileiro deve contrair. Ou seja, os resultados em 2022 apontam para uma redução das vendas, em comparação ao ano anterior ”, analisou Felisoni.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!