Desempregados há três anos podem sacar FGTS
Para conseguir sacar o valor, é preciso fazer o pedido à Caixa Econômica Federal

Foto: Reprodução
Quem está sem emprego com a carteira de trabalho assinada há três anos pode sacar todo dinheiro disponível no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Cada emprego com carteira assinada que o trabalhador tem ao longo da carreira gera uma conta diferente em seu nome no fundo de garantia. As de empregos antigos são chamadas de contas inativas, enquanto a do atual é ativa.
Quando o indivíduo é demitido sem justa causa, ele pode sacar apenas o valor que está em sua conta vinculada àquele emprego especificamente, a ativa. Caso ele tenha outros valores, de empregos antigos, em contas inativas, eles continuam presos ao fundo de garantia.
Para conseguir sacar o valor, é preciso fazer o pedido à Caixa Econômica Federal, responsável pelo FGTS. Isso só poderá ser feito a partir do mês do aniversário do trabalhador, após completar os três anos desempregado, segundo o banco.
É necessário apresentar o documento de identificação, o número do PIS/Pasep/NIS e a carteira de trabalhando que comprove que está desligado da empresa e não teve vínculo ao FGTS pelos três anos seguidos.
No site da Caixa é possível conferir as alternativas de saque do FGTS.