Desenrola Brasil: endividados têm uma semana para revisar cadastro
Brasileiros com dados desatualizados não conseguirão quitar dívidas

Foto: Agência Brasil/Marcello Casal
Brasileiros endividados têm uma semana para revisar o cadastro na plataforma do Desenrola Brasil, uma iniciativa do governo federal voltado para a renegociação de dívidas. A Faixa 1 do programa abrange aqueles com renda mensal de até dois salários mínimos ou inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) que possuem dívidas em atraso de até R$ 5.000.
Esses indivíduos terão a oportunidade de renegociar suas dívidas online, com descontos de até 99%, mediante conta na plataforma Gov.br de nível prata ou ouro. Aqueles que não atenderem a esse requisito não conseguirão acessar o sistema do Desenrola, que estará disponível para a população na segunda-feira (9).
No site ou no aplicativo do programa estarão disponíveis as propostas com os descontos oferecidos pelos credores para serem consultadas, aceitas ou recusadas por quem está inadimplente.
No programa, consideram-se apenas dívidas que foram negativadas em birôs de crédito entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022. Nesta terceira fase do programa, incluem-se dívidas bancárias e não bancárias, como contas de luz, água, compras no varejo e serviços de educação, entre outras. O Desenrola Brasil pode beneficiar até 32 milhões de pessoas nesta etapa, com a participação de 924 credores.