Designer recria gols marcantes na ponta do lápis
Wedscley é apaixonado por futebol e retrata paixão em desenhos

Foto: Faz meu Gol
O gol do título, o gol no último minuto, o gol que valeu a taça mais importante da história do seu time. Certamente, quando a bola atravessa a linha e estufa as redes, pode ser considerado o momento mais marcante do futebol. Torcedores registram o momento em vídeos, fotos e até em livros, mas há também quem reproduza esses lances na ponta do lápis.
É o caso do Designer Wedscley Oliveira, morador de Campina Grande e criador do site Faz Meu Gol. Amante dos desenhos, ele nutre uma paixão pelo esporte desde muito novo. O pai era jogador de futebol semiprofissional, já ele, colecionava álbuns de figurinhas dos jogadores preferidos. Hoje, ele coleciona pôsteres e camisas de times marcantes. Como um bom amante do futebol, ele não deixa de bater aquela bolinha de vez em quando, só que ao invés dos gramados, ele prefere o campo sintético do Society.
Segundo Wedscley, a influência para retratar os grandes lances veio do pai. Quando era criança, achou antigos rabiscos, pertencentes ao pai, de gols com as datas e personagens em formato de palitinho, quando foi questionar o paizão, ele disse que eram os gols que anotava na época de peladeiro. Foi daí que surgiu a luz para aperfeiçoar aqueles desenhos, dar uma nova forma de retratar os gols, com mais vida e mais qualidade.
O trabalho ganhou grandes proporções para o designer, quando jogadores vencedores do futebol brasileiro começaram a admirar o trabalho.
"Vários jogadores curtem nosso trabalho, recentemente postei um gol do Amoroso, o mais bonito do Brasileirão 1994 que ele fez contra o Santos, e ele viu no instagram e elogiou o trabalho, o Jean Motta do Santos também é nosso seguidor e parceiro, o próprio Edmundo já publicou nossas ilustrações, tem o Douglas ex-Grêmio que tem um quadro nosso em casa, Fábio e Thiago Neves do Cruzeiro tem materiais nossos, Guerrero e Edenilson do Inter, Jadson do Corinthians, Arrascaeta, e etc. e tem os craques da Copa do Brasil que sempre republicam as ilustrações dos gols mais bonitos de cada rodada", afirmou.
Foto: Divulgação/Faz Meu Gol
É só pegar um lápis e começar a desenhar então? não, Wedscley diz que o processo exige muito cuidado e atenção. Primeiro é feito o desenho de forma manual, utilizando aquarelas e canetas hidrográficas, em seguida, ele transfere para o computador, digitaliza o lance, logo após isso, ele imprime as imagens em camisas, quadros e canecas, a depender da preferência do torcedor apaixonado.
Agora se engana quem pensa que Wedscley só recebe pedidos para retratar gols marcantes dos times de coração de diferentes torcedores. O designer já recebeu um pedido no mínimo inusitado, que ainda causa profunda angústia e, nos remete a um dia bem triste. Para ser mais exato, ocorreu há 4 anos atrás no estádio do Mineirão, pela semifinal da Copa do Mundo.
"O mais inusitado pedido que recebi foi um não gol, um cliente pediu o quase oitavo gol da Alemanha no Brasil na Copa de 2014, é um lance quase no fim do jogo onde depois de uma tabela rápida, um atacante Alemão entra sozinho e bate cruzado, David Luis pula por cima do Júlio César e a bola sai tirando tinta da trave. Esse foi o pedido mais exótico, mas nenhum é complicado, só exige mais observação e detalhamento", disse.
Gol do hepta do Bahia
Bom, já que é pra lembrar do passado, que tal voltarmos um pouco mais no tempo? para deixar o torcedor de Bahia e Vitória com a memória fresca, Wedscley até retratou aquele lance marcante que deu o heptacampeonato baiano para o Tricolor em 1979. No lance, Fito arriscou um chute de fora da área, e a bola que viajava despretensiosa no ar, parecia ir parar fácil nas mãos do goleiro Gélson, mas ela escapou, e foi parar no fundo das redes. Triste fim para os Rubro-Negros, já que foi o único tento da partida, que assegurou a taça para o Esquadrão.
Confira o lance: