Desmatamento na Amazônia bate recorde histórico no mês de junho, indica Inpe
O vice-presidente Hamilton Mourão disse que tem como objetivo atingir uma redução de até 12% na taxa anual de desmatamento

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Segundo dados do sistema Deter do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento na Amazônia atingiu em junho de 2021, o pior índice para esse mês desde o início da série histórica em 2016, uma área de 1.061,9 km². Esse número representa um aumento de 1,8% em relação a junho de 2020.
Esse já é o quarto mês consecutivo com recorde de devastação neste ano. De acordo com a rede de organizações da sociedade civil Observatório do Clima (OC), os dados apontam que o desmatamento anual deve ultrapassar pela terceira vez consecutiva a marca de 10 mil km² de destruição florestal, o que não acontecia desde 2008.
Na terça-feira (13), o vice-presidente Hamilton Mourão disse que tem como objetivo atingir uma redução de até 12% na taxa anual de desmatamento. Ele pretende realizar isso por meio da nova operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na Amazônia.
De acordo com Mourão, cerca de três mil militares irão participar da ação, que teve inicio na semana passada e se estenderá inicialmente até agosto, podendo ser prorrogada.


