Detran lança nova ferramenta digital que permite indicação de reais infratores em multa de trânsito
Funcionalidade foi disponibilizada na terça-feira (15)

Foto: Reprodução/Ministério dos Transportes
O Departamento Estadual de Trânsito do estado (Detran-BA) disponibilizou, na terça-feira (15), a nova funcionalidade, de forma digital, para que proprietários de veículos da Bahia possam indicar o real infrator de uma multa de trânsito.
Para acessar o serviço os interessados podem consultar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), ou o Portal de Serviços da Senatran, de forma remota, sem necessidade de enviar os documentos físicos.
O Detran afirma que a nova funcionalidade deve tornar o processo de indicação de condutor responsável por uma infração mais rápido, seguro e transparente. Todas as etapas podem ser realizadas através do celular ou computador, com validação biométrica ou login pela conta Gov.br.
A nova ferramenta foi desenvolvida pela Serpro, empresa federal de inteligência em governo digital e tecnologia da informação, em parceria com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
A indicação pode ser feita em até 30 dias apartir da data de notificação da multa e só é permitida entre pessoas físicas. O proprietário do veículo e o real infrator devem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital e o indicado deve assinar o aceite de forma eletrônica.