Deusa Cientista, Marcelo Veras, Manoel Barral Netto: veja pesquisadores que estarão no Pint of Science Salvador este ano
Evento gratuito de celebração da ciência comemora dez anos no Brasil e terá três dias de palestras em clima de bar na Cervejaria Art Malte, no Rio Vermelho

Foto: Divulgação
Criado na Inglaterra, o festival internacional de divulgação científica Pint of Science retorna a Salvador nos dias 19, 20 e 21 de maio com a presença de nomes de destaque da ciência baiana. Gratuito, o evento vai reunir doze pesquisadores que irão conversar sobre as suas áreas de forma descontraída e acessível para a população. A programação acontecerá na Cervejaria Art Malte, no Rio Vermelho, e discutirá temas como interseccionalidades, crise climática, desinformação e saúde mental.
Estão previstos nomes como Kananda Eller, conhecida como Deusa Cientista, Marcelo Veras, Manoel Barral Netto e muitos outros. Os encontros acontecerão sempre das 19h às 22h e não será necessário fazer inscrição prévia, basta chegar e participar. No local, será cobrado somente o valor do consumo de cada um.
O tema de abertura, no dia 19, será “Poderes plurais: Ciência e interseccionalidades”, com mesa composta por nomes como a química e criadora de conteúdo Kananda Eller, conhecida como Deusa Cientista, mestra em Ensino de Ciências Ambientais pela USP; a psicóloga Juliana Prates (Ufba), doutora em Estudos da Criança; e ainda a tradutora Feibriss Cassilhas, doutora em Estudos da Tradução (Ufba). O painel terá mediação da biomédica Karine Damasceno, coordenadora do projeto Meninas Baianas nas Ciências.
No dia 20, o assunto é “Ciência está em tudo: Crise ecológica, povos originários e desinformação”, com participação de Manoel Barral Neto, pesquisador da Fiocruz Bahia e atual presidente da Academia de Ciências da Bahia; Vanessa Pataxó, mestranda em Saúde, Ambiente e Trabalho pela Ufba; Charbel El-Hani, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares em Ecologia. O papo terá moderação de Camila I. de Oliveira, da Fiocruz Bahia.
E, por fim, no dia 21, o painel será “Pinceladas da mente: Neurociências e saúde mental” com o psiquiatra, pesquisador e escritor Marcelo Veras (Ufba); além de Milena Pondé, coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Autismo (Labirinto/EBMSP); Bruno Solano, da Fiocruz Bahia e do IDOR, e Antônio Nery Filho (Ufba), fundador do Coletivo Intercambiantes Brasil.
Ciência e cerveja em mais de 400 cidades
Nesta edição, o mestre cervejeiro Rubens Soares, da Art Malte, manteve no cardápio a cerveja especial criada para o evento; ela é do tipo American Lager, um estilo leve, refrescante e de baixo amargor, ideal para dias mais quentes.
Em 2025, o evento acontecerá simultaneamente em 25 países e em mais de 400 cidades em todo o mundo. O Brasil é a nação com maior número de cidades confirmadas. Ao todo, são 169 municípios participantes no país, incluindo Salvador.
“A edição do Pint of Science Salvador 2025 vai abordar temas científicos que atravessam nossa sociedade. Com isso, buscamos contribuir para a democratização dos saberes e para a construção de uma ciência diversa, inclusiva e de impacto social", pontua a coordenadora geral do evento, Valéria Borges.
História do Festival
O Festival Internacional de Divulgação Científica Pint of Science foi criado em 2013, em Londres, por iniciativa de estudantes que queriam contar sobre suas pesquisas e os seus resultados positivos utilizando ambientes descontraídos como bares e restaurantes. A ideia deu certo e desde então tem aumentado seu alcance de Brindar a Ciência! O evento é coordenado mundialmente a partir de Londres.
O festival celebra dez anos desde que chegou ao Brasil, em 2015. No Nordeste ocorre desde 2017, sob a coordenação do pesquisador Denis Soares, da UFBA, que também coordenou o evento na capital soteropolitana. Desde 2024, em Salvador, a coordenação geral é da cientista Valéria Borges, da Fiocruz Bahia.