Dezenas de mamíferos podem ser suscetíveis ao Sars-CoV-2
Cientistas da Inglaterra concluíram que aves, peixes e répteis não correm risco de infecção pelo novo coronavírus

Foto: Reprodução
Diferentes espécies de mamíferos podem ser vulneráveis ao Sars-CoV-2, o vírus que causa Covid-19. A afirmação é de um estudo liderado por pesquisadores da Universidade College London (UCL), na Inglaterra, nesta segunda-feira (5).
A pesquisa viu que 26 animais se mostraram suscetíveis à infecção. "Queríamos olhar além dos animais que foram estudados experimentalmente para ver quais podem estar em risco de infecção e garantir, assim, uma investigação mais aprofundada", comenta uma das autoras da pesquisa, Christine Orengo.
O estudo mostrou que a maioria das aves, dos peixes e dos répteis não parecem correr risco de infecção pelo Sars-CoV-2. A probabilidade maior é em mamíferos, como ovelhas e grandes primatas (chimpanzés, gorilas, orangotangos e bonos, por exemplo).
"Os detalhes da infecção do hospedeiro e a gravidade da resposta são mais complexos do que apenas as interações da proteína com a ACE2, portanto, nossa pesquisa continua explorando as interações envolvendo outras proteínas do vírus hospedeiro", justifica Orengo.


