Dia da água
Confira o editorial desta segunda-feira (22)

Foto: Divulgação
O Dia Mundial da Água, celebrado neste 22 de março, coloca em pauta a importância dos recursos hídricos do planeta à vida. A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e busca, de ano em ano, ampliar a discussão sobre esse tema.
Em tempos de pandemia da covid-19, a água tem muita relevância no combate à doença do novo coronavírus. O hábito de tomar água é fundamental para manter o sistema imunológico preparado para adversidades.
Mas o único uso comprovado da água no combate ao vírus é na higiene pessoal. Não existe, até o momento, nenhuma substância específica para prevenir a doença.
A água participa da formação do corpo dos organismos e, por ser considerada um solvente universal, é fundamental para a realização de diversas reações químicas.
Regula, por exemplo, a temperatura do corpo. A água faz parte do suor que, após ser eliminado pelas glândulas sudoríparas, o suor evapora, causando o resfriamento. É também um importante transporte de substâncias no corpo: a água constitui o plasma sanguíneo, que garante o transporte de diversas substâncias, como sais minerais e nutrientes.
Eliminação de substâncias para fora do corpo acontece através da água, uma vez que faz parte da composição da urina e, assim, garante a eliminação de substâncias tóxicas ou que estão em excesso em nosso corpo.
A água ainda é uma proteção de estruturas: está presente nos líquidos encontrados entre as articulações, participando, portanto, da proteção dos ossos contra o atrito. O recurso hídrico também garante a proteção do feto, uma vez que faz parte da composição do líquido amniótico.