Dia do Algodão: Produtores celebram início de colheita no oeste baiano

Encontro em São Desidério reuniu representantes do setor agrícola

Às

Dia do Algodão: Produtores celebram início de colheita no oeste baiano

Foto: Reprodução/ Abapa

O Dia do Algodão foi comemorado neste sábado (15) com um evento organizado pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa)  na Fazenda Sete Povos, distrito de Roda Velha, em São Desidério, no oeste da Bahia.

O encontro reuniu agricultores, gerentes de fazendas, técnicos, consultores, pesquisadores, estudantes e interessados na cadeia produtiva do algodão. Durante a manhã após o credenciamento e um café da manhã, os participantes realizaram visitas às estações técnicas nas áreas de Biotecnologia (novas tecnologias em sementes); Fitossanidade (demonstração de estratégias de manejo e controle de tigueira e soqueiras de algodão, e do bicudo do algodoeiro); e de Pesquisa (disseminação dos resultados dos estudos sobre monitoramento e manejo de doenças e pragas no Oeste da Bahia).

O representante da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), Ariel Coelho, e o subsecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério da Economia, Rogério Boueri Miranda, ministraram palestra para os convidados com o tema Mercado e Logística de Algodão, sobre as políticas públicas que vem sendo desenvolvidas para a cotonicultura brasileira. O presidente da Frente Parlamentar da Agricultura e Pecuária (FPA), deputado federal Alceu Moreira, também marcou presença para ouvir as demandas dos cotonicultores baianos.

Segundo a Abapa, nesta safra deve ter um crescimento de 15% na produção em relação ao ano passado. Houve um incremento de 25,5% de área cultivada, principalmente na região oeste da Bahia, alcançando os 331.028 mil hectares.

“É um momento para celebrar o início desta colheita, mas já pensando em como tornar ainda mais produtiva e rentável a próxima safra para o produtor baiano”, afirmou o presidente da Abapa, Júlio Busato, destacando que o evento vem para se tornar um dos maiores da cotonicultura baiana e uma referência para o setor agrícola.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.