Dia dos Namorados: entidades comerciais preveem baixo desempenho nas vendas deste ano
Apenas 20% dos brasileiros pretendem gastar mais de R$ 200 em presentes

Foto: Divulgação | Getty Images
Mesmo com a reabertura do comércio com adoção de protocolos, as vendas para o Dia dos Namorados, celebrado no dia 12 de junho, devem ficar abaixo do esperado para este ano, segundo apontam entidades comerciais.
Na Bahia, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Bahia (Fecomércio-BA) estima que as vendas na data devem registrar uma queda de 2,3% em comparação com junho de 2019, período pré-pandemia.
Apesar da projeção negativa, a Fecomércio-BA destaca que a projeção prévia para as vendas deste ano era de uma retração maior, de 30%. No entanto, a nova rodada do auxílio emergencial é apontada como um fator para a injeção na economia. Outro influenciador se dá pelo fato de 90% das famílias de Salvador estarem inadimplentes no cartão de crédito, o que é visto como uma alternativa de consumo já que permite a possibilidade de parcelamento das contas, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC).
Entre os produtos mais procurados na data, o setor de vestuário e calçados, líderes em vendas, sofrerão uma maior queda em relação às compras, de 45,7% na comparação com junho de 2019. O segundo setor mais procurado, o de perfumarias e farmácias, teve ter uma retração de 0,9%.
Em contrapartida, a previsão é que os itens de eletrodomésticos e eletrônicos registrem um crescimento de 18% no Dia dos Namorados. O setor de supermercados deve apresentar um leve crescimento de 0,7%, o que possivelmente indica que os consumidores devem apostar em programações caseiras, também influenciadas pelas restrições adotadas por causa da pandemia.
Movimento nos shoppings do Brasil
Em relação ao cenário dos shoppings no Brasil, uma pesquisa da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (ALSHOP) aponta que o consumo no Dia dos Namorados deve registrar uma queda de 4% em relação ao período pré-pandemia.
Diferentemente do comércio na Bahia, a análise nacional nos shoppings indica que os itens mais procurados na data serão o de vestuário, moda íntima, calçados, maquiagem e cosméticos, chocolates e flores. Já os produtos eletrônicos, que lideram as vendas nessa análise, sofreram retração devido a alta no valor do dólar.
Em relação aos gastos, 50% dos consumidores revelaram que pretendem comprar presentes na data. Desse total, 60% pretende gastar entre R$ 50 a R$ 200, sendo que apenas 20% vai gastar além de R$ 200.
Por causa das restrições adotadas em alguns estados, 60% dos lojistas disseram que os consumidores vão apostar nas compras online, cenário que já faz parte do chamado "novo normal" devido à insegurança da população no cenário pandêmico.
Apesar da queda para o Dia dos Namorados deste ano, se comparado com 2020, quando o comércio estava fechado em junho, a expectativa de crescimento é de 29,4%, com previsão de faturamento total de R$1,8 bilhão.


