Dia dos Pais: levantamento aponta aumento nas vendas
TV representa 48,9% de aumento

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar) a respeito da intenção de compra de presentes para o dia dos pais, apontou que nas duas semanas que antecedem a data há tendência de aumento em comparação com o mesmo período do ano passado.
Entre as categorias tradicionais de produtos mais comprados, a pesquisa notou aumento na de 48,9% para TV, 48,1% para notebooks, 25,4% para smartphones, 48,9% para adega e 48,9% para ferramentas.
"O que explica esse aumento da intenção de compra em 2020 é o crescimento muito grande das vendas online e o fato de as pessoas que estão isoladas em suas casas precisam demonstrar de alguma forma sua presença e o seu vínculo afetivo com a família, que de alguma forma acaba sendo prejudicado pelo isolamento prolongado", destacou o presidente do Ibevar, Claudio Felisoni.
Apesar do aumento das vendas pela internet, Felisoni disse que esse tipo de comercialização não compensará a queda das vendas físicas no varejo. "Temos assistido uma queda significativa do varejo motivada pelas questões relacionadas à pandemia de covid-19, pelo desemprego e pela insegurança das pessoas que estão empregadas", afirmou.