Dia Internacional da cerveja: setor é responsável por 2,2% do PIB no Brasil

Segundo a CervBrasil, a categoria pode bater recorde histórico de produção e fechar 2022 acima dos 15 bilhões de litros

[Dia Internacional da cerveja: setor é responsável por 2,2% do PIB no Brasil]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

O Dia Internacional da Cerveja, comemorado nesta sexta-feira (5), terá uma comemoração especial nesse ano. Segundo os produtores da bebida, o Brasil pode bater o recorde histórico de produção e fechar 2022 acima dos 15 bilhões de litros, superando a marca de 14,6 bilhões do ano passado.

De acordo com os dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), em 2021, o valor médio do litro repassado ao consumidor ficou em R$ 12,00, chegando ao total de R$ 175 bilhões de valor agregado à economia, correspondendo a 2,2% do PIB.

Apenas no primeiro semestre, foram produzidos 7,1 bilhão de litros, um crescimento de 3,1% comparado ao ano anterior. Segundo a instituição, a projeção para este ano leva em consideração a alta do consumo em um ano de Copa do Mundo.

O diretor geral da CervBrasil, Paulo Petroni, destacou que apesar do otimismo com a retomada plena das atividades, o setor ainda não conseguiu atingir o patamar pré-pandemia. Nos primeiros meses de restrições impostas pela Covid, foi registrada uma perda relevante por causa do fechamento de bares e restaurantes, mas o setor já tem conseguido recuperar-se economicamente ao longo dos meses.


Comentários