Dia Mundial da Obesidade: ultraprocessados fizeram doença aumentar no mundo
OMS estima que haja em torno de 1 bilhão de pessoas com esse quadro

Foto: Reprodução/Pixabay
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgados no ano passado, mostram que há cerca de 1 bilhão de pessoas obesas no mundo. O Dia Mundial de Alerta sobre a Obesidade, promovido pela entidade neste sábado (4), tem o objetivo de alertar a sociedade sobre os perigos que envolvem o sobrepeso.
Em entrevista à CNN Rádio, o endocrinologista Rodrigo Lamounier afirmou que este é um “problema crescente em todos os países no mundo” e que projeções indicam que em 2035 mais da metade da população brasileira terá sobrepeso e obesidade.
“Isso oferece um problema de saúde pública, de expectativa de vida, além do desafio de conscientização para evitar complicações sem aumentar preconceito e estigma em relação às pessoas que têm obesidade”, disse o especialista.
Entre as causas da obesidade, o diretor da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica lembra que nos primórdios da humanidade era um desafio conseguir alimentos. Depois da Revolução Industrial, porém, isso mudou, com avanço tecnológico, e “o trabalho ocupou espaço enorme na vida.” “Mas o fator que fez explodir a obesidade do mundo desde 1980 foram os alimentos ultraprocessados”, afirmou.