Dia Mundial da Pneumonia: doença é a principal causa de morte de crianças com até 5 anos de idade
Data alerta para importância de prevenção a doença

Foto: Reprodução/Agência Brasil
O Dia Mundial da Pneumonia recordado neste sábado, 12, foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), alertando sobre a importância da prevenção da doença, principal causa de morte de crianças com até 5 anos de idade no mundo, principalmente aquelas que vivem em comunidades rurais e pobres.
Em 2017, foram registradas mais de 880.000 mortes de crianças, número que destaca a necessidade de melhorar o acesso equitativo a cuidados, diagnósticos e tratamentos de qualidade.
No Brasil, apesar de a taxa de mortalidade da pneumonia apresentar queda (redução de 25,5% entre 1990 e 2015), o total de internações e o alto custo do tratamento ainda são desafios enfrentados pela sociedade como um todo. Entre janeiro e agosto de 2018, 417.924 pacientes foram hospitalizados por causa da doença, com gastos de mais de R$ 378 milhões com serviços hospitalares.
A pneumonia é uma doença inflamatória aguda que ataca os pulmões e pode ser provocada por bactérias, vírus, fungos ou pela inalação de produtos tóxicos. Os principais sintomas são tosse com produção de expectoração; dor torácica, que piora com os movimentos respiratórios; mal-estar geral; falta de ar e febre. Ela pode pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, na época do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura.