Dia Nacional do Patrimônio Histórico: TCA promove sessão especial do projeto “Conversas Plugadas”

José Dirson Argolo e Nivaldo Andrade debatem sobre espaços de memória e patrimônio

[Dia Nacional do Patrimônio Histórico: TCA promove sessão especial do projeto “Conversas Plugadas” ]

FOTO: Divulgação

O Teatro Castro Alves (TCA) promove uma sessão especial do projeto “Conversas Plugadas”, em celebração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, na próxima quarta-feira, 17 de agosto, na Sala do Coro, às 19h, com entrada gratuita. O tema abordado será “Espaços de Memória e Patrimônio”, e terá como convidados os professores José Dirson Argolo e Nivaldo Andrade, com mediação de Moacyr Gramacho, arquiteto e diretor geral do TCA.

O Dia Nacional do Patrimônio Histórico é celebrado desde 1998, em homenagem ao centenário de nascimento do advogado, jornalista e escritor mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898-1969), o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (Iphan). A instituição foi criada a partir da Lei nº 378 de 1937 para garantir a proteção e a preservação dos bens culturais do nosso país.

Nesta edição do “Conversas Plugadas”, o professor José Dirson, que tem 40 anos dedicados à restauração, falará sobre a importância de conservar e restaurar bens culturais, numa abordagem conceitual sobre o restauro do acervo do Museu do Recôncavo Wanderley de Pinho. Graduado em Artes Plásticas e doutor em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), José Dirson Argolo especializou-se em Restauração de Obras de Arte pela Universidade Internacional da Arte de Florença e realizou estágios práticos no Oppificio delle Pietre Dure e ateliês da Superintendência dos Bens Históricos e Artísticos de Florença. 

Já Nivaldo Andrade, que abordará temas relacionados à preservação do patrimônio edificado, arquitetura e urbanismo, é professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e foi coordenador do concurso público de requalificação e ampliação do Teatro Castro Alves, realizado em 2010.

Conversas Plugadas – Criado em 2007, o “Conversas Plugadas” proporciona aos profissionais, pesquisadores e estudantes de artes, bem como ao próprio corpo técnico do TCA, o contato direto com nomes de excelência dos diversos campos artísticos, em âmbito nacional e internacional. O projeto, assim, se alinha ao foco do Teatro Castro Alves de incentivar atividades de formação e desenvolvimento técnico de profissionais da cultura.

Serviço

O que: “Conversas Plugadas” Especial Dia Nacional do Patrimônio Histórico
Tema: Espaços de Memória e Patrimônio
Com: José Dirson Argolo e Nivaldo Andrade
Mediação: Moacyr Gramacho
Quando: 17 de agosto de 2022 (quarta-feira), 19h
Onde: Sala do Coro do Teatro Castro Alves
Quanto: Gratuito

Protocolos Covid-19

Para entrar no Complexo do TCA, é exigida a comprovação da vacinação contra a Covid-19, inclusive com a dose de reforço da vacina para todo o público alcançado por esta etapa da Campanha de Imunização. Crianças de 5 a 11 devem ter tomado ao menos a primeira dose da vacina, observado o prazo de agendamento para a segunda dose. Saiba mais em www.tca.ba.gov.br/oteatro/covid19.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!