‘Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras’ recebe Leda Maria em Salvador

Poeta participa na próxima semana da 10ª edição do Julho das Pretas

Por Da Redação
Ás

‘Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras’ recebe Leda Maria em Salvador

Foto: Divulgação

A poeta, ensaísta e dramaturga Leda Maria Martins estará na capital baiana para participar, nos dias 21 e 22 de julho, de eventos realizados pela plataforma literária Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras (DIMN). As ações integram a 10ª edição do Julho das Pretas.

No dia 21, a Sala de Arte/Cinema do Museu (Corredor da Vitória) recepciona a oficina “Escritas e Memórias Insubmissas de Mulheres Negras”, das 14h às 17h, ministrada por Dayse Sacramento, doutoranda em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), produtora cultural e idealizadora do DIMN. Com 20 vagas, a inscrição será realizada no local no dia da oficina, a partir das 13h.

Os textos que serão estudados integram obras publicadas pela Fundação Rosa Luxemburgo: “Vozes Insurgentes de Mulheres Negras”, “Insubmissão Intelectual de Mulheres Negras”, “A Radical Imaginação Política de Mulheres Negras” e “Insumos para Ancoragem de Memória Negra”. "Vamos refletir sobre diversos discursos literários e as transformações ocorridas a partir das emergências sociais nos textos selecionados. Em um viés mais contemporâneo, traremos ainda a insubmissão da memória de mulheres negras jovens na cena da literatura produzida nos SLAMs", explica Dayse.

Foto: Dayse Sacramento/Divulgação

 

A partir das 19h, ainda no Cinema do Museu, ocorre a conferência “Insubmissão e Insurgência da Memória de Mulheres Negras no Brasil'', com a professora Dra. Leda Maria Martins e mediação de Dayse Sacramento. Já no dia 22 de julho, a partir das 19h, Leda lança o livro “Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela”, publicado pela Editora Cobogó, no Restaurante Roma Negra (Pelourinho). 
 
Para participar das atividades, o Diálogos Insubmissos pede a contribuição de absorventes, que serão distribuídos a instituições que combatem a pobreza menstrual na Bahia. Nos dois dias, os eventos contam com tradução em Libras. 
 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.