Dias Toffoli completa uma década de STF

O mais jovem desde a promulgação da Constituição de 1988

Por Da Redação
Ás

Dias Toffoli completa uma década de STF

Foto: STF

No dia 23 de outubro de 2009, o Supremo Tribunal Federal recebia o jovem José Antônio Dias Toffoli, seu 162º ministro. Dias Toffoli, nome que adotou para ser tratado na Corte, foi o ministro mais jovem a chegar ao Supremo desde a promulgação da Constituição de 1988, aos 41 anos. Toffoli ocupou a vaga aberta com a morte, em 1º de setembro de 2009, de Carlos Alberto Menezes Direito.

Filho de um cafeicultor e de uma professora, o ministro nasceu numa família de classe média em Marília, no interior de São Paulo, como oitavo de nove filhos. Estudou na tradicional Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP).

Polêmico, não é unanimidade uma vez que foi advogado do Partido dos Trabalhadores e isso acabou trazendo com ele a pecha de ser de “esquerda”. Dentro do STF, o ministro é considerado uma pessoa acessível e que trata todos com igualdade.

Dez anos depois, Dias Toffoli comemora sua primeira década no STF na posição de presidente da casa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.