/

Home

/

Notícias

/

Turismo

/

Dicas de como se comportar em uma viagem de ecoturismo

Notícias
Turismo

Dicas de como se comportar em uma viagem de ecoturismo

Orientações incluem desde o básico, como não jogar lixo no percurso, até recomendações mais específicas, que variam de acordo com cada lugar.

Por Michel Telles
Dicas de como se comportar em uma viagem de ecoturismo
Foto: Fernando Peres/Sectur Bonito (MS)

O ecoturismo é uma das tendências que vão aquecer o mercado de viagens domésticas no Brasil em 2022. Segundo estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o avanço da vacinação e a retomada de atividades, a projeção é de que o segmento volte ao patamar de faturamento anterior à pandemia.

Conforme o levantamento, os benefícios com o retorno tendem a ser alcançados mais rapidamente por empreendedores que apostarem no turismo de proximidade e no ecoturismo. Segundo o Sebrae, os brasileiros estão à procura de lugares mais próximos que ofereçam recursos naturais, como praias, cachoeiras, reservas e parques.

O Ministério do Turismo reconhece as novas tendências como possibilidades de valorização da diversidade e das particularidades do Brasil. De acordo com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), o ecoturismo é um segmento que se vale dos patrimônios natural e cultural de forma sustentável, incentivando sua conservação e a formação de uma consciência ambientalista que promova, também, o bem-estar dos povos envolvidos.

Responsabilidade ambiental deve ser intensificada

Nesse cenário, é intensificada a importância de praticar atividades com responsabilidade ambiental nos destinos do ecoturismo do Brasil, como a cidade de Bonito (MS), a 297 km da capital Campo Grande.

Para desfrutar de experiências em meio à natureza – uma visita ao Parque das Cachoeiras de Bonito, por exemplo – os turistas precisam manter o compromisso de respeitar e preservar o contexto natural e a cultura da região em que estão inseridos. 

As dicas para se comportar em uma viagem de ecoturismo incluem desde o básico, como não jogar lixo no percurso, até recomendações mais específicas, que podem variar de acordo com cada lugar. Em relação a Bonito, a proposta do local é promover atividades com interferência mínima na natureza e prezar pela sustentabilidade, conforme preconiza a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul. 

Manter a atenção ao trajeto e às recomendações do guia de turismo de cada passeio é imprescindível para a segurança tanto do local quanto das pessoas. Além disso, é importante respeitar a fauna, manter a calma em eventuais encontros com animais silvestres e observá-los a distância. 

Para conservar a natureza de cada lugar, não é recomendado tirar mudas, galhos, flores e pedras do ambiente. Deve-se evitar, ainda, fumar, fazer fogueiras e usar substâncias tóxicas.

Cuidados com biossegurança

A pesquisa do Sebrae considera que para voltar a faturar na retomada do turismo, as empresas do setor precisam aderir aos protocolos de biossegurança contra a disseminação da Covid-19 e às novas tecnologias para garantir a confiança dos clientes. 

A Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) reconhece que a atividade turística foi uma das mais impactadas pela pandemia. A fim de que a atividade econômica continue de forma segura, o órgão acredita ser necessária a adesão de práticas de biossegurança adequadas ao setor. 

Algumas das orientações reforçadas pela Abeta incluem medidas de distanciamento físico, prevenção de contágio e sanitização de ambientes. Além disso, é recomendada a higienização de equipamentos, objetos, roupas, veículos e resíduos, bem como medidas de higiene pessoal para colaboradores e consumidores, junto a campanhas de comunicação e ações de monitoramento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102