• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Diferenças regionais aumentam mortalidade hospitalar de pacientes com Covid-19, mostra estudo

Diferenças regionais aumentam mortalidade hospitalar de pacientes com Covid-19, mostra estudo

Foram pesquisados 254.288 pacientes com Covid-19 confirmada internados em hospitais públicos e privados

Por Da Redação
Ás

Diferenças regionais aumentam mortalidade hospitalar de pacientes com Covid-19, mostra estudo

Foto: Agência Brasil

Um estudo publicado  na revista científica Lancet Respiratory Medicine mostrou que as mortes relacionadas ao novo coronavírus estão ligadas, na  maioria, as diferenças regionais. A Região Norte tem menos da metade de leitos por habitante que o Sul e Sudeste. No Nordeste, 16% dos pacientes que foram entubados passaram pelo procedimento fora da UTI em comparação com 8% no Sul. Na região, a mortalidade hospitalar em pacientes com menos de 60 anos chegou a 31%, mais que o dobro do Sul, onde foi de 15%. Segundo o estudo, as regiões Norte e Nordeste "apresentam os sistemas de saúde mais frágeis do Brasil”.

“Apesar do alto número absoluto de hospitais e leitos de UTI no país em comparação com alguns países da Europa Ocidental, a distribuição regional heterogênea desses recursos é uma barreira considerável para o acesso equitativo aos cuidados de saúde. As regiões Norte e Nordeste apresentam o menor número de leitos hospitalares por pessoa no Brasil. Além disso, os leitos de UTI estão concentrados nas capitais e regiões litorâneas, gerando uma barreira adicional ao acesso aos serviços de saúde, principalmente após a expansão do COVID-19 para o interior”, diz o estudo. 

Assim, o levantamento mostrou que a mortalidade hospitalar foi ainda maior nas regiões norte e nordeste, com aumento do número de pacientes necessitando de internação em UTI e ventilação invasiva. Para pacientes ventilados mecanicamente com menos de 60 anos, a mortalidade foi de 77% no Nordeste em comparação com 55% no Sul.

Foram pesquisados 254.288 pacientes com Covid-19 confirmada internados em hospitais públicos e privados e registrados no banco de vigilância nacional SIVEP-Gripe entre 16 de fevereiro e 15 de agosto de 2020 em todas as regiões do país.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.