Dificuldade para obter insumos atinge 68% da indústria brasileira

Empresas acreditam que percepção só vai melhorar em 2021

[Dificuldade para obter insumos atinge 68% da indústria brasileira]

FOTO: Reprodução

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizou um levantamento, que foi divulgado nesta sexta-feira (23), onde aponta que depois de enfrentar dificuldades com a pandemia da Covid-19, a indústria brasileira agora sofre com a falta de estoques, insumos e matérias-primas. 

Segundo a pesquisa, 68% das empresas consultadas estão com dificuldades para obter insumos ou matérias-primas no mercado doméstico. E 56% das empresas que utilizam insumos importados não conseguem adquiri-los no mercado internacional.

A pesquisa mostra que 44% das empresas consultadas afirmam que estão com problemas para atender seus clientes. Essas empresas apontam entre as principais razões para a dificuldade de atendimento a falta de estoques, apontada por 47% das empresas, demanda maior que a capacidade de produção, com 41% e incapacidade de aumentar a produção, com 38%. 

A pesquisa também pontuou sobre a percepção das empresas sobre a alta nos preços 82% dos entrevistados. Desses, 31% falam em alta acentuada. Por outro lado, 73% dos entrevistados acreditam que essa percepção só vai melhorar em 2021.

A situação é vista com mais gravidade nas empresas de pequeno porte, pois nesse seguimento, 70% foram afetadas pela falta de insumos, ante 66% nas grades. 

O levantamento contou com a participação de 1.855 empresas, entre 1º e 14 de outubro, em 27 setores das indústrias de transformação e extrativa.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Luis Fonsi lança

Grandes vozes da música latina mundial compartilham aguardada colaboração

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!