Dimas Covas diz que 'vacinação contra a covid-19 deve ser feita de forma anual'

Segundo Covas, a reaplicação anual se dá por causa do agravamento do vírus

Por Da Redação
Às

Dimas Covas diz que 'vacinação contra a covid-19 deve ser feita de forma anual'

Foto: Divulgação | Governo de SP

Com o lento ritmo de vacinação contra a covid-19 no Brasil, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que acredita que a imunização deverá ser feita de forma anual no país.

O Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, é responsável pela produção da vacina 'Coronavac', a primeira aplicada no país.

Em entrevista à Veja, Covas disse que a reaplicação anual das vacinas deve ser levada em consideração ao agravemento da pandemia e da circulação de novas mutações. Para ele, a vacinação periódica será "necessária".

"Observando essa evolução da pandemia já sabemos que aparecerão outras variantes e, na minha opinião, o vírus será endêmico. Com tudo isso em mente, nos resta saber qual o tempo de duração da imunização conferida pela vacina. Tudo indica que essa duração será reduzida, inferior a um ano, e, portanto, a vacinação periódica será necessária", afirmou.

O diretor também disse que o Butantan deve entregar 22 milhões de doses até o final de março ao Ministério da Saúde. No entanto, ele afirmou que o prazo depende da entrega de insumos para a produção das vacinas.

"Já fizemos um primeiro esforço e, com isso, nos planejamos para entregar 22 milhões de doses no final de março, quando a previsão inicial era de pouco menos de 18 milhões. A previsão inicial de entrega foi feita dentro de um contexto que haveria outras vacinas dentro da programação do Ministério da Saúde, mas essa previsão não se confirmou. A nossa vacina é a única, atualmente, usada em grande volume no país", explicou Covas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.