• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Diminui índice de imóveis infestados pelo aedes aegypti em Salvador

Diminui índice de imóveis infestados pelo aedes aegypti em Salvador

De cada 100 locais visitados, ao menos dois apresentaram focos dos mosquitos

Por Da Redação
Às

Diminui índice de imóveis infestados pelo aedes aegypti em Salvador

Foto: Pixabay/Divulgação

O Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entre 30 de setembro e 4 de outubro, revelou que a capital baiana diminuiu o percentual de infestação das arboviroses (dengue, zika virus e chikungunya).

O estudo apontou também que o Índice de Infestação Predial (IIP) no município reduziu em relação ao levantamento anterior realizado em julho desse ano, onde de 2,7% para 2,2%. Com isso, a cada 100 imóveis visitados, cerca de dois apresentaram focos do mosquito.

Se for comparado ao último estudo, o novo LIRAa retificou que Salvador diminuiu também o número de bairros com elevado risco endêmico, passando de 14 para 9 localidades com indicador acima de 4%.

Fazenda Coutos foi o local que apresentou maior índice de infestação (8,4%), seguido pelo Bairro da Paz (5,7%), além do Mirante de Periperi e Nova Constituinte (5,3%). Enquanto a localidade da Fazenda Grande II apresentou menor indicador da cidade com 0,2%.

Equipes do Centro de Controle de Zoonoses seguem reforçando as visitas em cada casa a três equipes extras atuam no Subúrbio Ferroviário. Além de realizar outras iniciativas, tais como ação do chaveiro que faz abertura de imóbeis abandonados, multirões em parceria com a LIMPURB e instalação de armadilhas para evitar a ploriferação do mosquito. A SMS reforça que no momento das mobilizações, os moradores devem colaborar com a iniciativa descartando entulhos e materiais inservíveis que possam ser possíveis criadouros do vetor.

Agentes Mirins nas Escolas

Outra iniciativa desenvolvida para evitar proliferação do mosquito é o programa Agentes Mirins na Escola tem o objetivo de conscientizar os alunos da rede municipal receberão um treinamento para identificar onde estão os focos. Além do material educativo produzido pela SMS, um crachá de identificação, selo para identificar os ambientes vistoriados e uma ficha com o checklist dos pontos que estão acordados ou não na escola.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.