Dinamarca e Groenlândia se reúnem com vice-presidente dos Estados Unidos nesta quarta-feira
Reunião vem após ameaças de Donald Trump de anexar o território da Groenlândia.

Foto: Divulgação/ The White House
O vice-presidente dos EUA, JD Vance, vai se reunir com os ministros da relações exteriores da Dinamarca e Groenlândia nesta quarta-feira (14), o encontro ocorrerá na Casa Branca, nos EUA. A informação foi divulgada pela agência de notícias Reuters.
A reunião foi motivada após o presidente norte americano, Donald Trump, ameaçar anexar ou comprar a Groenlândia, território autônomo da Dinamarca, sucessivas vezes.
Trump afirma que a ilha tem uma localização estratégica e é vital para a segurança dos estados Unidos. Segundo ele, os EUA precisa estabelecer controle sobre o território antes que a Rússia ou a China possam ocupar.
Países da União Europeia manifestaram apoio à Dinamarca, quando as ameaças de Trump se intensificaram após invadir a Venezuela.
"Escolhemos a Groenlândia que conhecemos hoje – como parte do Reino da Dinamarca", afirmou Motzfeldt em um comunicado divulgado pelo embaixador dinamarquês nos EUA na terça-feira. O primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, também afirmou que não gostariam de ser um território dos EUA. Após as declarações, Donald Trump, afirmou que isso seria um "problema deles".


