Diogo Jota, atacante do Liverpool e da seleção portuguesa, morre em acidente de carro na Espanha
Irmão do atleta, o jogador de futebol André Silva, do Penafiel, também morreu no acidente

Foto: Maja Hitij - UEFA
O jogador português Diogo Jota, atacante da seleção de Portugal e do Liverpool, e o irmão dele, o atacante André Silva, do Penafiel, morreram em um acidente de carro na madrugada desta quinta-feira (3), na Espanha.
Segundo comunicado emitido pela guarda civil espanhola, um dos pneus da Lamborghin em que os irmãos estava estourou durante uma ultrapassagem. O automóvel saiu da pista, em uma rodovia federal em Zamora, no noroeste do país, e pegou fogo.
Diogo e o irmão André. Foto: reprodução/redes sociais
Diogo, de 28 anos, e André, de 26, morreram no local. Informações preliminares apontam que eles tinham como destino a Inglaterra, onde Jota começaria a preparação para a temporada do Liverpool.
Diogo conquistou no mês passado a Liga das Nações pela seleção portuguesa. Também em junho, ele casou com Rute Cardoso, com quem tinha três filhos, de 4 anos, 2 anos e sete meses.
A Federação Portuguesa de Futebol lamentou a morte dos dois atletas e solicitou à União das Associações Europeias de Futebol (Uefa) um minuto de silêncio na partida desta quinta pelo Europeu Feminino. O Liverpool ofereceu apoio à família e torcedores e pediu privacidade para a família das vítimas.
O jogador Cristiano Ronaldo, companheiro de Diogo na Seleção de Portugal, utilizou as redes sociais para se despedir. O Porto, clube onde Diogo ganhou destaque internacional, também se manifestou. Veja os comunicados na íntegra:
Federação Portuguesa de Futebol:
“A Federação Portuguesa de Futebol e todo o Futebol português estão completamente devastados com a morte de Diogo Jota e do seu irmão André Silva, esta madrugada, em Espanha.
Muito mais do que o fantástico jogador, com quase 50 internacionalizações pela Seleção Nacional A, Diogo Jota era uma extraordinária pessoa, respeitado por todos os colegas e adversários, alguém com uma alegria contagiante e referência na própria comunidade.
A Federação Portuguesa de Futebol exprime as mais sentidas condolências à família e aos amigos de Diogo e de André Silva, assim como ao Liverpool FC e FC Penafiel, os clubes onde, respetivamente, alinhavam os jogadores.
A Federação Portuguesa de Futebol já solicitou à UEFA um minuto de silêncio, esta quinta-feira, antes da partida da nossa Seleção com a Espanha, no Europeu feminino.
Perdemos dois campeões. O desaparecimento de Diogo e de André Silva representam perdas irreparáveis para o Futebol Português e tudo faremos para, diariamente, honrar o seu legado.”
Liverpool:
“O Liverpool Football Club está devastado com o trágico falecimento de Diogo Jota.
O clube foi informado que o jogador de 28 anos faleceu após um acidente de trânsito na Espanha, junto com seu irmão, André.
O Liverpool FC não fará mais comentários neste momento e pede que a privacidade da família, amigos, companheiros de equipe e equipe do clube de Diogo e André seja respeitada enquanto eles tentam lidar com uma perda inimaginável.
Continuaremos a oferecer-lhes todo o nosso apoio.”
Porto:
"O Futebol Clube do Porto está de luto. É com choque e profundo pesar que enviamos as sentidas condolências à família e amigos do Diogo Jota e irmão André Silva, que também foi nosso atleta nos escalões de formação. Descansem em paz."
Cristiano Ronaldo:
“Não faz sentido. Ainda agora estávamos juntos na Seleção, ainda agora tinhas casado. À tua familia, à tua mulher e aos teus filhos, envio os meus sentimentos e desejo-lhes toda a força do mundo. Sei que estarás sempre com eles. Descansem em Paz, Diogo e André. Vamos todos sentir a vossa falta.”