Diretor da Abrace diz que MP da Eletrobras deve aumentar o preço da conta de luz
Filipe Soares alega que texto que será avaliado no Senado traz "reservas de mercado"

Foto: Reprodução/Idec
A Medida Provisória (MP) da Eletrobras, que será discutida no Senado nesta quarta-feira (16), deve aumentar o preço da conta de energia elétrica. Este é o entendimento do diretor técnico da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), Filipe Soares. Em entrevista para a CNN Rádio, ele explicou que, para a Abrace, o texto, que já foi aprovado pela Câmara dos Deputados, traz “reservas de mercado”.
“A nossa bandeira sempre foi da competição, quando tem competição, conseguimos estimular modelos de mercado mais eficientes. A MP traz reservas de mercado para construção de termoelétricas, tecnologias mais caras, estende contratos”, avaliou.
De acordo com o especialista, isso fará com que a tarifa sofra novo aumento. Soares também opinou sobre o reajuste anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) da tarifa da bandeira vermelha 2, que já está em vigor no país e é a mais cara. Segundo ele, a medida “vem muito tarde”, já que desde 2020 a crise já estava instalada.
“O acionamento de usinas termoelétricas começou em outubro do ano passado e as chuvas desde o ano passado são inferiores à média histórica. A implementação sobre a bandeira vermelha vem para corrigir esse custo que já vem sendo pago não só pelas indústrias, mas pelas distribuidoras e pelos consumidores”, completa.