• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Dissolução da União Soviética completa 30 anos neste domingo (26)

Dissolução da União Soviética completa 30 anos neste domingo (26)

Processo durou alguns anos passando pela queda do muro de Berlim e outros conflitos

Por Da Redação
Às

Dissolução da União Soviética completa 30 anos neste domingo (26)

Foto: Reprodução/ Getty images

Na noite de 25 de dezembro de 1991, a bandeira vermelha soviética foi baixada do Kremlin pela última vez, agora substituída pela da Federação Russa, tricolor. O Soviete Supremo reconheceu no dia seguinte a independência dos 15 territórios que formavam a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), e dissolveu, oficialmente, a superpotência comunista que antagonizou com os Estados Unidos na Guerra Fria.

O processo durou alguns anos, passando pela queda do muro de Berlim e o fim dos governos “satélites” da União Soviética no Leste Europeu; a onda de protestos e conflitos que atingiu a região durante essa transição; e, por fim, a dissolução da própria URSS depois de 69 anos de história.

Além da Rússia, 14 repúblicas se tornaram independentes, sendo que a Estônia, Letônia e Lituânia se afastaram imediatamente do legado soviético, posteriormente ingressando na União Europeia e na Organização do Atlântico Norte, o braço militar do Ocidente, liderado pelos Estados Unidos (Otan).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.