Dízimos da igreja do apóstolo Valdemiro Santiago são penhorados pela justiça
Justiça de São Paulo determinou a penhora de 25% do faturamento da Igreja Mundial do Poder de Deus

Foto: Igreja Mundial/Reprodução
A justiça paulista determiou a penhora de 25% do faturamento da Igreja Mundial do Poder de Deus, liderada pelo apóstolo Valdemiro Santiago. A decisão foi realizada dentro de um processo em que o proprietário de um imóvel cobra uma dívida de cerca de R$ 117 mil em aluguéis da igreja.
Segundo a juiza Ana Cláudia Guimarães e Souza , a penhora poderá ser realizada durante os cultos, após o recolhimento dos dízimos. Um administrador judicial foi nomeado para garantir o cumprimento da medida até que o valor da dívida seja alcançado. Ele terá, segundo a decisão, poderes também para fiscalizar a movimentação financeira diária da Mundial.
Em 2019, a Igreja Mundial chegou a assinar um acordo judicial para o pagamento do valor, mas não o cumpriu. Em petição enviada à Justiça, a igreja argumentou, em abril de 2020, que, por conta da quarentena da pandemia, os templos estavam com as portas fechadas e que, portanto, sofrera uma queda abrupta na arrecadação dos dízimos.
Segundo a defesa apresentada pela igreja, a penhora pode "inviabilizar a sua atividade filantrópica" e afetar a sua "sobrevivência". A juíza não concordou com a argumentação e manteve a ordem de penhora.