DNA revela a árvore genealógica mais antiga do mundo, diz estudo

Segundo o levantamento, o grupo viveu há aproximadamente 5.700 anos – por volta de 3700-3600 a.C. –

Por Da Redação
Às

DNA revela a árvore genealógica mais antiga do mundo, diz estudo

Foto: Reprodução

Um estudo publicado na revista Nature revelou que, por meio de análise de DNA, a maioria das pessoas enterradas em uma das tumbas neolíticas mais bem preservadas da Grã-Bretanha, pertencia a cinco gerações contínuas de uma única e imensa família.

Uma equipe internacional de arqueólogos e geneticistas analisaram o DNA extraído dos ossos e dentes de 35 indivíduos sepultados no dólmen de Hazleton North, na região de Cotswolds-Severn, e concluíram que 27 deles eram parentes biológicos próximos. Segundo o estudo, o grupo viveu há aproximadamente 5.700 anos – por volta de 3700-3600 a.C. –.  

Os arqueólogos e geneticistas afirmam que os resultados fornecem novos conhecimentos sobre as práticas de parentesco e sepultamento nos tempos neolíticos.

A equipe de pesquisa, composto por arqueólogos da Universidade de Newcastle (Reino Unido) e geneticistas da Universidade do País Basco (Espanha), Universidade de Viena (Áustria) e Universidade Harvard (EUA), destaca que, em sua maioria, as pessoas enterradas na tumba descendia de quatro mulheres que tiveram filhos com o mesmo homem.

De acordo com a pesquisa, os homens geralmente eram enterrados com seus pais e irmãos, sugerindo que a descendência era patrilinear. As gerações posteriores eram enterradas na tumba conectada à primeira geração inteiramente por parentes do sexo masculino.

Enquanto duas das filhas da linhagem que morreram na infância foram enterradas na tumba, segundo o estudo, a ausência completa de filhas adultas sugere que seus restos mortais foram colocados nas tumbas de parceiros masculinos com quem tiveram filhos, ou em outro lugar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário