Documentos vazados mostram que Zuckerberg teve medo da regulação da internet no Brasil
Informações foram vazadas para um consórcio internacional de veículos de imprensa

Foto: Reprodução/Getty Images
O fundador e presidente executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, demonstrou preocupação com o futuro da regulação da internet no Brasil. Documentos obtidos pelo Estadão revelaram que ele disse em 2016 que termia que o país fosse "parecido com a China", ao se referir aos bloqueios que o WhatsApp sofreu no país durante o período.
“Eu me preocupo muito que Brasil, Índia, Rússia e todos os países que estão emergindo sob uma perspectiva legal e regulatória se tornem, a longo prazo, mais parecidos com a China em termos de como querem regular a internet”, afirmou o executivo.
O documento ainda revela sobre o funcionamento do Facebook em países com forte ambiente regulatório. O pacote com as informações foi vazado para um consórcio internacional de veículos de imprensa, a Securities and Exchange Commission (SEC, na sigla em inglês), órgão regulador das empresas listadas em bolsa nos Estados Unidos.
“(Regulação) é um problema grande para nós e tivemos dois casos nos últimos meses em que fomos bloqueados no Brasil. 100 milhões de pessoas usam o WhatsApp no ??Brasil e a ferramenta de comunicação acabou sendo retirada do ar. Então, acho que essas coisas são os maiores problemas que precisamos pensar em como conduzir. É nisso em que estamos trabalhando no dia a dia”, disse o fundador do Facebook.
Zuckerberg se refere aos episódios em que a Justiça do Brasil decidiu pela suspensão do aplicativo de mensagens entre 2015 e 2016.