Gabriel Boric, da esquerda, lidera pesquisa para o 2º turno nas eleições do Chile
Nova pesquisa aponta mudança em relação ao 1º turno, liderado por José Kast, da direita chilena

Foto: Montagem/Reprodução/Instagram
A votação do 2º turno das eleições no Chile é daqui a duas semanas, e o candidato de esquerda, Gabriel Boric, continua mantendo vantagem sobre o seu rival da direita, José Antonio Kast. Somente cinco pontos separam os dois candidatos, conforme informações da pesquisa de intenções de voto. O pleito será realizado no dia 19 de dezembro.
A pesquisa de intenções de voto foi realizada pelo instituto Cadem e divulgada na sexta-feira (3). Ela aponta que o placar se inverteu em relação ao primeiro tuno, liderado por Kast.
Boric caiu 1 ponto percentual em relação ao último levantamento feito pelo instituto e obteve 53% dos votos válidos. Já Kast subiu 1 ponto percentual e ficou com 47%. Considerando a margem de erro de 3,1%, os candidatos estão tecnicamente empatados.
No 1º turno da eleição, Kast ficou à frente, com 27,91% dos votos. Enquanto Boric obteve 25,83%. Só 47% do eleitorado participou.
Quando questionados sobre o governo do presidente Sebastián Piñera, 22% dos entrevistados disseram que aprovam, enquanto 72% desaprovam. 5% não aprovam nem desaprovam e 1% não sabe ou não respondeu.
A pesquisa foi feita por telefone, de 30 de novembro a 2 de dezembro. Ao todo, 1.005 pessoas de todas as regiões do país foram ouvidas.