Dois bilhões de pessoas no mundo sofrem com fome oculta

Mesmo dentro do peso ideal (ou acima), elas podem estar desnutridas

Por Michel Telles
Às

Dois bilhões de pessoas no mundo sofrem com fome oculta

Foto: Arquivo

A desnutrição nem sempre tem a ver com magreza ou peso baixo. Em alguns casos, como os da fome oculta, a pessoa pode parecer saudável, não apresentar sintomas característicos da carência de nutrientes, mas, na verdade, está subalimentada. A condição também conhecida como fome silenciosa ou deficiência marginal atinge, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada quatro pessoas, independente da condição socioeconômica. A nutricionista Camila Pedrosa, da clínica Viver Pró-Nutrição, a causa da fome oculta está associada aos maus hábitos alimentares. 

Segundo a especialista, mesmo ingerindo a quantidade de calorias ou até mais do que indicado, a pessoa pode apresentar o quadro de desnutrição “Uma dieta rica em alimentos industrializados, sem ingestão de frutas, legumes e verduras, que são as fontes de vitaminas e minerais, podem desencadear a condição”, explica Camila. 

A nutricionista também chama atenção para a falta de sintomas. “Normalmente, a deficiência marginal não apresenta alteração física, dificultando o diagnóstico. A pessoa pode estar acima ou com peso adequado e estar desnutrida”. Segundo ela, a comprovação é feita por meio de exame de sangue. Além disso, a deficiência nutricional pode causar inúmeras doenças, algumas, inclusive, graves. 

 

Veja o que a falta de cada vitamina pode desencadear: 

  •  Vitamina A: alteração no sistema  imunológico e até problemas de visão; 

  •  Vitamina D: prejuízo na absorção do cálcio;

  • Ácido fólico e Ferro: prejuízos no crescimento, desenvolvimentos das crianças e anemia; 

  • Zinco: ressecamento na pele, unhas quebradiças, queda de cabelo, baixa imunidade e diminuição de memória. 

Para o tratamento, é indicado o incentivo de uma alimentação mais saudável e gostosa. “O ideal é o consumo de frutas e alimentos ricos em nutrientes para o bom desenvolvimento do organismo. A regra é simples, desembalar menos e descascar mais, ou seja, comer comida de verdade. No entanto, quando os problemas nutricionais já estão instalados é necessário fazer a suplementação com multivitamínicos e poliminerais prescritos por um profissional”, diz a especialista.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.