/

Home

/

Notícias

/

Editorial

/

Dois de Julho e os heróis de hoje

Notícias
Editorial

Dois de Julho e os heróis de hoje

Confira o editorial desta sexta-feira (2)

Por Editorial , Erick Tedesco
Dois de Julho e os heróis de hoje
Foto: Divulgação

Neste 2 de julho de 2021, não haverá fogos – simbólicos – saindo de Cachoeira, atos no Largo da Lapinha e tampouco o Centro Histórico de Salvador estará enfeitado e preparado para receber desfile ou mesmo qualquer soteropolitano que eventualmente sairia às ruas nesta sexta-feira para os festejos alusivos à Independência da Bahia. 

É o segundo ano sem celebrações do Dois de Julho, evidente, devido à persistência da pandemia da Covid-19 não só não Bahia, mas no mundo. O momento sugere, mesmo, que os baianos apenas interiorizem a importância da data de suas casas. 

A data representa uma simbólica vitória do povo baiano, em 1823, frente o exército português após o Grito do Ipiranga. Após o elucidativo e às vezes enfadonho 7 de setembro de 1822, grande parte das regiões Norte e Nordeste haviam continuado em poder dos portugueses e foi necessário muito suor e sangue para se desfazer amarras coloniais.

Hoje, rememorar a Independência da Bahia, no contexto da pandemia, sugere pensar na figura dos chamados heróis, os personagens históricos cuja resiliência, propósito e coragem se perpetuaram e explicam, ao longo dos anos, o orgulho de um povo. 

Se em 1822 e 1823 os heróis foram Maria Quitéria, Joana Angélica, Maria Felipa, Corneteiro Lopes, General Labatut e José Joaquim De Lima e Silva, em 2021 são as Marias, Jonas, Josés e Joaquins que trabalham no front da ciência e da saúde para acalentar ou salvar vidas contra a disseminação da Covid-19. 

E não à toa este é o tema deste Dois de Julho segundo a Fundação Gregório de Mattos (FGM), órgão municipal responsável pela festa cívica alusiva à data. 

Com o tema “A Chama da Esperança”, a edição deste ano homenageia tanto a atuação dos heróis da  independência como reverencia os profissionais de saúde. Uma demonstração de reconhecimento da luta dessas pessoas pela vida da população.

Notícia anterior
Novidades no SUS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102