Dólar atinge os R$ 5,22 e Bolsa cai; investidores evitam risco durante Carnaval
Ibovespa registrou queda de 0,94%

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
O dólar registrou alta de 0,57%, chegando aos R$ 5,22 nesta sexta (13). Já o Ibovespa, às 17h, teve queda de 0,94%, registrando 185.998 pontos.
Segundo analistas, investidores tem evitado o risco nos dias anteriores ao Carnaval. Eles temem ficar atrelados a ativos com menor segurança por um período longo, até o fim do feriado. A B3 volta a funcionar somente a partir das 13h de quarta (18).
O especialista Christian Iarussi, da The Hill capital avalia que o mercado reduzirá a exposição durante o período.
"O fator mais relevante que causa essa queda do Ibovespa é o ajuste de posições antes do feriado prolongado de Carnaval, período em que a B3 ficará fechada. Isso reduz o apetite por risco e leva o mercado a diminuir sua exposição", diz.
Ele afirma que outros fatores também interferem na Bolsa brasileira.
"As vendas no varejo vieram abaixo do esperado, reforçando sinais de desaceleração da atividade econômica no início do ano. Isso pesa sobre ações mais ligadas ao ciclo doméstico e abre espaço para realização de lucros depois da alta recente do Ibovespa", aponta.
Iarussi também indica que a queda global da cotação do minério de ferro e "fraqueza" do petróleo influenciaram de forma negativa ações de peso na Bolsa. O impacto ficou na cotação dos papéis da Vale e da Petrobras, que registraram queda na sessão.
As maiores altas do dia foram causadas por eventos corporativos que alteraram a percepção de risco a curto prazo. A Raízen inverteu o sinal negativo e aumentou cerca de 7%, sendo a líder em ganhos, após apresentação da Cosan à Shell de proposta para endereçar dívidas da companhia. Esse fator reduziu temores ligados ao balanço e risco de recuperação judicial.
Nos Estados Unidos, houve a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor, CPI na sigla em inglês, que subiu 0,2% em janeiro, em comparação a dezembro, valor abaixo ao consenso do mercado, que previa 0,3%. Na comparação anual, o índice subiu 2,4%.


