Dólar e chineses permitem movimento inédito no mercado nacional de Soja

A safra de 2022 do principal produto de exportação do país já começou a ser negociada

[Dólar e chineses permitem movimento inédito no mercado nacional de Soja]

FOTO: Reprodução/G1

O agronegócio brasileiro vive um bom momento dentro e fora da porteira em 2020. Com as exportações em alta, é o único setor da economia que tem conseguido bom desempenho em meio à pandemia do coronavírus. Reflexo disso está na soja, principal produto do agro brasileiro e item mais exportado pelo país. 

E com dólar valorizado e grande procura da China, agricultores estão antecipando a venda do grão que só vai ser colhido no começo de 2022. O Brasil se prepara agora para o plantio da safra 2020/21 e, no caso da soja, a colheita está prevista para o início do ano que vem.

Isso significa que os agricultores estão antecipando as vendas do produto de uma safra à frente. De acordo com o Imea (Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária), pelo menos 1% da soja de 2022 já foi negociada. Essa venda normalmente ocorreria no início do ano que vem. 

Outros fatores

“O preço está muito bom, nós nunca tivemos um ano tão bom como 2020 para preços e, com esse câmbio favorável (para exportação), a gente já consegue também bons preços lá na frente”, explica Luiz Fernando Gutierrez, analista da consultoria Safras & Mercado.

Bartolomeu Braz, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), explica que é a primeira vez em que os agricultores conseguem fazer uma negociação tão antecipada pelo grão.

“Isso mostra o planejamento e a credibilidade que o produtor rural conseguiu. Já se tentava fazer isso antes e não era possível. Nós conquistamos isso mostrando que somos sustentáveis e que respeitamos nossos clientes”, afirma. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Bolsa Família chega a uma em cada cinco residências do país, diz IBGE]

Dados indicam ainda que o total de domicílios com algum beneficiário subiu para 19% em 2023

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!