Dólar fecha a R$ 5,19, menor valor desde maio de 2024
Já o Ibovespa fechou em queda de 0,84%

Foto: Divulgação / B3
O dólar fechou em queda de 0,22%, no valor de R$ 5,1940 nesta quinta (29). É a menor cota desde maio de 2024. O Ibovespa também fechou em queda, de 0,84%, as 183.134 pontos.
Os mercados passaram a se concentrar em novos indicadores econômicos após decisões de juros no Brasil e nos Estados Unidos. O Federal Reserve (Fed) decidiu manter a taxa de juros entre 3,50% e 3,75% ao ano. O Banco Central do Brasil manteve a Selic em 15%.
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram divulgados com números sobre o mercado do trabalho formal no mês de dezembro. Segundo informações do Ministério do Trabalho e Emprego, foram criados 1,279 milhões de novos empregos com carteira assinada em 2025. Estes dados definem as expectativas sobre atividade econômica para o início de 2026 e indicam se é possível realizar cortes nas taxa de juros básicos (Selic).
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a pressionar o Fed, após a decisão de manter os juros inalterados. Em postagem na sua rede social, a Truth Social, ele afirmou que o presidente da instituição, Jerome Powell, não tinha motivos para manter a taxa alta. Ele afirma também que a decisão prejudica o país e custa bilhões de dólares, comprometendo a segurança nacional.
Também nos EUA, investidores acompanharam a divulgação dos pedidos semanais de auxílio-desemprego e dos dados da balança comercial, indicadores do ritmo da economia americana.


