Dona da Wikipédia é multada na Rússia por recusar apagar artigos sobre guerra na Ucrânia
O órgão russo não teria gostado de algumas expressões utilizadas pelo site

Foto: Reprodução
A Fundação Wikimedia foi multada por um tribunal de Moscou, na Rússia, em 3 milhões de rublos (cerca de R$ 200 mil) por ela ter se recusado a apagar artigos sobre a guerra na Ucrânia na plataforma. A entidade é responsável pela administração da Wikipédia, uma enciclopédia digital multilingue de licença livre.
De acordo com a imprensa local, o órgão regulador de comunicações do país, Roskomnadzor, pediu a retirada de sete publicações do ar, que citavam informações sobre a guerra na Ucrânia, as vítimas no massacre de Bucha e a destruição de um hospital e teatro em Mariupol.
O órgão não teria gostado de algumas expressões utilizadas pelo site como "guerra" e "agressão russa". Ainda segundo o Roskomnadzor, a Wikipedia "tornou-se uma nova linha de ataques de informação constantes aos russos".
O fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, defendeu o uso de informações factuais de qualidade para combater a censura. "É central para nossa missão a ideia de que o acesso à informação é um direito humano fundamental e que compartilhar informações factuais de qualidade é sempre algo muito importante", disse o empresário.