Donald Trump assina ordem executiva contra empresas de tecnologia

Presidente dos EUA teve postagem no Twitter marcada como incorreta

[Donald Trump assina ordem executiva contra empresas de tecnologia]

FOTO: JONATHAN ERNST / REUTERS

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira (28), uma ordem executiva contra empresas de tecnologia após ter uma postagem no Twitter marcada como incorreta. A medida pode reduzir as proteções para o setor. Na ação, o ponto principal do documento é a chamada Seção 230 da Lei de Decência nas Comunicações, de 1996, uma espécie de escudo contra ações legais relacionadas ao que é publicado em redes sociais e provedores de internet e que há anos é alvo de questionamentos.

Trump afirmou ainda que as empresas do setor de tecnologia "são como um monopólio", e que elas não terão mais um "escudo" para se proteger das responsabilidades. O presidente também prometeu apresentar projetos de lei para o setor.

Segundo a medida, o Departamento de Comércio terá o poder de definir o escopo de aplicação da lei atual, incluindo a criação de uma ferramenta que permitiria “monitorar” qualquer tipo de viés considerado negativo pelo governo. Isso também pode impactar nas verbas federais destinadas a publicidade nesse tipo de plataforma.

Na terça-feira (26), Trump foi alvo de uma ferramenta desenvolvida pelo Twitter para tentar conter as informações falsas na rede, uma checagem de fatos feita pela empresa e disponibilizada na própria postagem considerada incorreta. No caso, uma fala imprecisa do presidente sobre o voto por correio na Califórnia, chamado por ele de “fraudulento”.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!