Dupla BaVi presta homenagem a Elsimar Coutinho
Cientista criou primeiro centro de referência para estudos da Reprodução Humana

Foto: Marina Silva
Os principais clubes do estado, Bahia e Vitória, se manifestaram publicamente em homenagem ao médico e cientista baiano Elsimar Coutinho, que morreu nesta segunda-feira (17), aos 90 anos, devido a complicações causadas pela Covid-19.
Através do Twitter, a dupla BaVi prestou solidariedade à família e destacou a importância médica do baiano como referência para estudos e pesquisas na área da reprodução humana.
Elsimar nasceu em 18 de maio de 1930 em Pojuca, região metropolitana de Salvador. Após se mudar para a capital baiana, se formou em farmácia e depois em medicina pela UFBA (Universidade Federal da Bahia).
Em seguida, fez uma pós-graduação em endocrinologia na Universidade de Sorbonne, em Paris, França, e no Instituto Rockefeller, em Nova York, nos Estados Unidos. Retornando dos Estados Unidos, passou a dirigir as Pesquisas Clinicas da Maternidade Escola da UFBA que se tornou, sob a direção dele, o primeiro centro de referencia para estudos e pesquisas na área da Reprodução Humana da OMS (Organização Mundial da Saude) no Brasil.
Elsimar então, se tornou um dos pesquisadores mais aclamados por desenvolver pilulas anticoncepcionais, tratamentos hormonais, além de ser um dos maiores defensores mundiais do controle da natalidade, com o planejamento familiar. Ele deixa quatro filhos e oito netos.