Durante a pandemia, 40% dos brasileiros começaram a empreender na Região Nordeste
Pesquisa da Serasa e Opinion Box revela o que mudou na vida financeira e nos hábitos de consumo da população

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Durante pandemia da Covid-19, 40% dos brasileiros começaram a empreender na Região Nordeste, apresentando um aumento de 5 pontos percentuais se comparado com os indicadores de janeiro de 2022.
O Estudo realizado pela Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box - "Pandemia e os Impactos Financeiros", revela que dentre as principais atividades exercidas, o destaque vai para vendedores de produtos ou serviços e trabalhadores freelancer. A pesquisa também aponta que vender produtos que já não se usa mais, deixou de ter relevância.
O levantamento é a consolidação de um estudo comparativo entre os resultados obtidos em fevereiro de 2021, quando a pandemia completou um ano, e fevereiro de 2022, após dois anos da chegada da Covid-19 ao Brasil.
Outro dado relevante é que 33% dos endividados fizeram algum tipo de acordo. Desses, 43% estão com o pagamento em dia e 10% quitaram os débitos à vista. Dentre as pessoas que não conseguiram manter os vencimentos em dia, 37% afirmaram que o principal motivo foi ter novas dívidas, apresentando uma queda de 6 pontos percentuais ao comparar com janeiro de 2022.