'É como se não existisse mais o domínio do Facebook', diz especialista sobre falha na rede social

Provável falha é o DNS, um sistema que controla o encaminhamento dos usuários aos destinos

['É como se não existisse mais o domínio do Facebook', diz especialista sobre falha na rede social]

FOTO: Reprodução

A queda das principais redes sociais - WhatsApp, Facebook e Instagram - em todo o mundo, desde o início da tarde desta segunda-feira (4), pode ser decorrente de uma falha de DNS, segundo aponta especialista e o site do Facebook. As informações são do jornal O Globo.

No Brasil, o site do Facebook apresenta a falha Domain Name System (DNS). De acordo com o professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Vivaldo José Breternitz, o DNS é um sistema que controla o encaminhamento dos usuários aos destinos. Com isso, sem seu funcionamento, o site poderia levar ao erro 500. 

"O sintoma (do erro) é o seguinte: esse negócio simplesmente desaparece como se não existisse mais o domínio Facebook", diz Breterniz.

Para o especialista, o momento de pane é um "conjunto de notícias ruins", já que o dono das redes Mark Zuckerberg lida com um assunto delicado que veio à tona no domingo (3). 

Uma ex-funcionária do Facebook, que trabalhou como gerente de produto quebrou o anonimato e revelou ter sido responsável por procurar John Tye, fundador da Whistleblower, que representa pessoas que buscam expor ilegalidades. 

De acordo com Haugen, Tye teria tido acesso a milhares de páginas com documentos. Ela conta ter fornecido as informações a jornalistas que a empresa sabia que causava danos a usuários e que a rede social "prefere lucro à segurança".


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!