• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • 'É um desastre e não tem capacidade para governar', diz Rui Costa sobre Bolsonaro

'É um desastre e não tem capacidade para governar', diz Rui Costa sobre Bolsonaro

Em entrevista, governador critica o governo atual e fala da vacinação contra a Covid-19

Por Da Redação
Às

'É um desastre e não tem capacidade para governar', diz Rui Costa sobre Bolsonaro

Foto: Reprodução

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse nesta terça-feira (11), durante uma entrevista coletiva para as rádios de Jequié e região, que o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é o pior de todos os tempos. Segundo ele, o atual presidente não tem “nenhuma capacidade” para governar e, além disso, contamina as pessoas com um discurso de ódio. Na ocasião, Rui comentou também sobre a falta de vacina contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus,  para aplicação da segunda dose e afirmou que o presidente é um desastre do ponto de vista mundial. 

“Durante toda a minha existência, nunca vi um governo pior do que esse. O Brasil vive o seu pior momento em termos de imagem no exterior, ninguém quer investir no país. Em oportunidades de negócio, os investidores querem saber se o desastre [Bolsonaro] vai continuar governando. Bolsonaro não tem capacidade técnica para governar o país, ele é um desastre do ponto de vista mundial. O presidente já brigou, através de xingamentos, com quase o mundo inteiro. O Brasil sofre hoje porque elegeu ele”, disse.

“Hoje a vacina para a aplicação da segunda dose está faltando porque o governo federal deu uma orientação equivocada. Até o oitavo lote de vacinas, o ministério deixava a critério do estado ou município reservar a segunda dose ou não. A Bahia sempre optou por guardar a segunda dose. Mas a partir do nono lote a orientação mudou. O governo determinou que fossem usadas todas as doses e afirmou que as vacinas chegariam. Contudo, quando chegou o dia de aplicar a segunda dose nas pessoas que já tinham recebido a primeira, a vacina não tinha chegado”, explicou.

"Por uma orientação equivocada do Ministério da Saúde a gente está passando por isso. Bolsonaro não comprou as vacinas quando foi necessário, ele não cuida da vida dos outros, orienta errado e nós ficamos à mercê desse sofrimento. Mas acredito que logo logo nós vamos sair desse sofrimento. O Brasil passa vergonha no mundo inteiro”, completou.

Ainda durante a coletiva, o governador foi questionado sobre os grupos prioritários para vacinação e respondeu que é o Programa Nacional de Imunizações (PNI) que define as regras e os critérios de vacinação. Segundo ele, os estados e municípios podem flexibilizar pouco ou quase nada das orientações do PNI. “Na semana passada, o ministro Ricardo Lewandowski suspendeu a vacinação de profissionais da educação e segurança no Rio de Janeiro por entender que não era uma ‘prioridade’  antecipar em sete posições a vacinação das categorias em relação ao plano de imunização. Então, nós governadores e prefeitos ficamos cautelosos e temos que seguir o PNI. Estamos vacinando pessoas com comorbidades agora”, disse.

Rui Costa alertou ainda, em coletiva, que a Covid-19 é um doença muito cruel  e recomendou às pessoas a não deixarem de usar máscaras e higienizar as mãos com sabão e álcool. “ A minha recomendação é que as pessoas não deixem de se cuidar. É comprovado que as máscaras diminuem o risco de contaminação. Além disso, cientistas afirmam que o maior perigo de transmissão da Covid-19  é pelo ar. Então, a máscara é extremamente necessária”, disse.

“A gente não precisava estar passando por esse momento difícil se o governo tivesse comprado as vacinas quando elas foram oferecidas. Se o governo ao invés de debochar da pandemia tivesse levado a doença a sério, o cenário também seria diferente. O presidente não tem nenhuma empatia com a vida humana, então cada um de nós tem que fazer a sua parte”, concluiu. 

Jequié

O governador esteve em Jequié hoje (11), onde entregou o Complexo Esportivo Educacional. O equipamento, construído pela Secretaria da Educação do Estado, recebeu investimento de R$ 3,9 milhões e conta com campo society, pista de atletismo, quadra de voleibol de areia, pista de salto, vestiários, piscina e ginásio esportivo. 

Além disso, Rui também entregou a Praça Jitaúna/ Praça dos Esportes, que foi rebatizada com o nome Santa Dulce dos Pobres, em homenagem ao anjo bom da Bahia. O equipamento faz parte das obras de requalificação urbana da Avenida Tote Lomanto e seu entroncamento com a BR-116.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.