Economia brasileira encolheu 0,14% no 3º tri, informa prévia do BC
O IBC-Br verificou queda de 0,27% em setembro em relação a agosto

Foto: Reprodução/R7
O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) verificou uma queda de 0,27% em setembro em relação a agosto, de acordo com dado divulgado pelo BC (Banco Central) nesta terça-feira (16). Com o resultado, o indicador, conhecido por sinalizar uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, mostra que a economia brasileira diminuiu 0,14% no terceiro trimestre.
Quando comparado com setembro de 2020, o IBC-Br analisou alta de 1,52%, enquanto no total de 12 meses passou para um avanço de 4,22%, conforme números divulgados.
De acordo com expectativas atuais dos agentes do mercado financeiro ouvidos semanalmente pelo BC, o PIB brasileiro deve crescer 4,88% este ano, na comparação com o ano passado, quando as riquezas nacionais ficaram em 4,1% em razão da pandemia do novo coronavírus. Para 2022, a estimativa de crescimento é de apenas 0,93%.
Os dados da prévia do PIB são reunidos de uma base similar à do indicador oficial do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Durante o segundo trimestre deste ano, a economia brasileira recuou 0,1%. Segundo o IBC-Br, houve alta de 0,12% na atividade econômica do mesmo período. O dado oficial do terceiro trimestre será divulgado no dia 1º de dezembro.


