Economia dos EUA encolhe 3,5% na economia de 2020
O número é a maior queda desde 1946, quando o país tentava se recupera da Segunda Guerra Mundial

Em 2020, a economia dos Estados Unidos encolheu 3,5%. O número é a maior queda desde 1946, quando o país tentava se recupera da Segunda Guerra Mundial. O PIB da maior potência econômica global foi fortemente afetado pela pandemia, que devastou empresas, principalmente do setor de serviços, como restaurantes e companhias aéreas, levando milhões de americanos ao desemprego e à pobreza.
A economia começou a estagnar a partir de fevereiro do ano passado, quando o coronavírus começou a se espalhar pelo mundo.
A queda de 3,5% no ano passado seguiu um crescimento de 2,2% em 2019 e foi o primeiro recuo anual desde a crise financeira global de 2008/2009. Os dados, divulgados pelo Departamento de Comércio hoje, também mostram a perda de força da recuperação econômica no fim do ano, em meio ao aumento do número de infecções.
No quarto trimestre de 2020, o PIB cresceu a uma taxa anualizada de apenas 4%. É um ritmo bem menor que o registrado entre julho e setembro, quando a economia americana saltou 33%, em termos anualizados.
Uma pesquisa realizada na semana passada por professores da Universidade de Chicago e da Universidade de Notre Dame mostrou que a pobreza aumentou 2,4 pontos percentuais para 11,8% no segundo semestre de 2020, atingindo 8,1 milhões de pessoas.
Em dezembro, pela primeira vez em oito meses, a economia cortou empregos. Dos 22,2 milhões de empregos perdidos em março e abril, apenas 12,4 milhões foram recuperados.